Mulher de Gerson Brenner faz apelo para conseguir equipamento médico

Marta Mendonça pede um transferidor para melhorar a qualidade de vida 

Gerson Brenner em sua cadeira de rodas e ao lado, o aparelho que o ator precisa
Gerson Brenner em sua cadeira de rodas e ao lado, o aparelho que o ator precisa Arquivo Pessoal

Marta Mendonça, mulher de Gerson Brenner, está buscando ajuda para conseguir um aparelho médico para o marido. O ator de 57 anos, que ainda convive com as sequelas de um assalto ocorrido em 1998, está com dificuldades de movimentação e precisa de um transferidor que o ajude nas tarefas simples do dia a dia, como tomar banho e sair da cama.

Marta detalhou ao R7 os impedimentos que Gerson anda tendo.

— Estamos com uma grande dificuldade em conseguir cuidador do sexo masculino, fortes, que consigam fazer a transferência de Gerson, tanto para cuidados básicos como sair da cama, tomar banho, quanto para ir a cadeira de rodas, ir para o carro.

Se conseguíssemos ajuda de alguma empresa que possa nos dar o aparelho seria uma bênção
Marta Mendonça

Ela conta que existe uma possibilidade para facilitar a vida do ator.

— Soubemos da existência de um guincho chamado Jack, que suporta até 200 quilos. É um aparelho que ele se beneficiaria muito, principalmente no que diz à qualidade de vida. Pesquisamos valores e soubemos que é possível comprar por R$ 7 mil. Se conseguíssemos ajuda de alguma empresa que possa nos dar o aparelho seria uma bênção. 

O acidente

Em agosto de 1998, Gerson Brenner viajava de São Paulo ao Rio de Janeiro para gravar o último capítulo da novela Corpo Dourado, da Globo. Às quatro da madrugada, a viagem foi interrompida. Na estrada, Brenner foi surpreendido por bandidos e levou um tiro na cabeça. Perdeu massa encefálica e, com isso, entrou em coma. Dezenove anos depois, ele ainda luta para se movimentar, falar e superar momentos críticos como a série de convulsões quase fatais que teve há nove anos.