Dupla sertaneja de uma música só? Christian & Cristiano lutam para provar o contrário

Cantores estouraram em 2010 com a música Fã, que até virou tema de novela

Christian & Cristiano sonham com uma nova composição de sucesso
Christian & Cristiano sonham com uma nova composição de sucesso Eduardo Enomoto/R7

O caminho, na maioria das vezes, é o mesmo: encontrar um parceiro — de voz e de empatia —, cair na estrada e emplacar um sucesso que apresente a dupla ao mundo. Mas, o que fazer quando tudo isso acontece, porém, nenhuma outra música de tamanha repercussão aparece no repertório? Essa é a dificuldade dos amigos Christian & Cristiano, que em 2010 estouraram com a música eaté hoje ainda não encontraram uma composição da mesma proporção.

A dupla, que já viveu o auge do sucesso, recebeu a equipe do R7 para um bate-papo e uma sessão de fotos. Longe dos holofotes e sem a ostentação tradicional dos sertanejos, Christian & Cristiano são corajosos ao assumir que fizeram uma música que foi maior do que eles. "Essa música nos sustenta até hoje. Se fazemos uma média de oito shows por mês, é graças a essa canção que até hoje nos abre portas", explica Cristiano.

Christian, natural de Itapeva, interior de São Paulo, e Cristiano, que morava em Foz do Iguaçu, no Paraná, se conheceram em um posto de rodovia quando, coincidentemente, os dois haviam desfeito suas duplas anteriores e buscavam novos parceiros. De um pingado e pão na chapa surgiu a dupla sertaneja que anos mais tarde estaria na boca do Brasil e do mundo. A música foi um presente que eles ganharam da compositora Fátima Leão, conhecida por ser uma das principais escritoras de letras sertanejas. Nas palavras de Christian, já no estúdio eles sentiram que aquela música seria sucesso.

— Nesses 10 anos de estrada, é claro que já tivemos acesso a muitas músicas. Mas essa, durante o processo de gravação, já deu para perceber que ela era diferente. Essa música nos apresentou ao mundo. Fizemos programa da Hebe, do Celso Portiolli, da Adriane Galisteu. Gravamos até uma versão em espanhol. Naquela época, nossos shows eram para 30 mil pessoas e custavam, em média, R$ 35 mil. Ela foi até escolhida para embalar os protagonistas da novela Ribeirão do Tempo, da Record

Cristiano, a segunda voz da dupla, tatuou no braço esquerdo um trecho da música que mudou sua vida
Cristiano, a segunda voz da dupla, tatuou no braço esquerdo um trecho da música que mudou sua vida Eduardo Enomoto/R7

"Sou fã do seu jeito, Sou fã da sua roupa"
Christian e Cristiano não tiveram a sorte grande pela segunda vez. Nenhuma outra música da dupla fez o sucesso que fez, mas os amigos estão longe de querer desistir da música. Eles seguem na carreira com shows em todos os finais de semana, têm oito CDs gravados, um DVD e três videoclipes. Para o segundo semestre de 2016, eles vão lançar a música Prometeu que, na expectativa dos dois, pode chegar perto do que foi a canção de 2010.

Em seus shows, Christian & Cristiano não tocam apenas músicas próprias. Mesmo com a carreira consolidada em mais de uma década, eles ainda precisam fazer covers dos astros sertanejos. "Tocamos muito Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Mateus e Kauã. São 30 músicas no show e só oito são nossas", conta a primeira voz Christian.

Com uma vida confortável, mas sem o luxo que o sertanejo normalmente proporciona, os parceiros listam o que almejam para o futuro. Agenda de shows cheias, vida confortável para família e um carrão na garagem estão entre os pedidos, mas o que encabeça os desejos é conseguir encontrar outra música que proporcione o que aquela estrondosa de 2010 causou, tanto para eles quanto para os fãs.