Filme inspirado na vida de Gigante Leo quer quebrar paradigmas 

Ator celebra estreia como protagonista nas telonas em Altas Expectativas 

Leo contracena com Camila Márdila no longa
Leo contracena com Camila Márdila no longa Divulgação

Em Altas Expectativas, que estreia nesta quinta-feira (7), o público tem a oportunidade de conhecer melhor Leonardo Reis, o Gigante Leo. O filme é uma divertida e emocionante história de amor, inspirada na vida do humorista que conheceu a mulher, Carol Portela, durante uma de suas apresentações de stand up. Estreante como protagonista nos cinemas, Leo celebra esse momento. 

— É muito diferente, muito mágico. Primeiro, por um anão ser o protagonista e depois por colocar a questão do anão de uma forma normal, como somos. O filme fala muito mais da relação de amor, de um cara tentando lutar pra conquistar alguém. Não da questão do nanismo, que é um coitado, que sofre... quebrar esses paradigmas pra mim é um grande presente, um desafio, uma alegria tremenda.

O humorista também comenta o fato de poder interpretar um personagem que não foca em estereótipos, assim como a atriz Juliana Caldas, que também tem nanismo e está no elenco da novela O Outro Lado do Paraíso.

Os diretores Álvaro e Pedro, a atriz Maria Eduarda Carvalho e Leo
Os diretores Álvaro e Pedro, a atriz Maria Eduarda Carvalho e Leo Divulgação

— Acho importante esse movimento de quebrar o paradigma de todo anão ser usado como o palhacinho de circo, uma comédia burlesca, que vem há muito tempo na história. Nos EUA, a gente tem o Peter Dinklage (ator de Game of Thrones) que mudou isso. Tenho certeza que tanto a novela quanto o filme dão um passo gigantesco nessa direção. É importante abrir esse universo, pode ser que daqui a pouco eu não seja contratado pra fazer um papel por ser anão, mas sim pelo talento, poder fazer um papel seja lá qual for.

Para Leo, o humor talvez seja o melhor jeito de falar sobre um tema tão sério e delicado. Ele acredita que talvez a falta da comédia tenha influenciado o público a rejeitar as cenas de Juliana Caldas na novela das nove da TV Globo

— É uma forma leve, descontraída de você falar algumas verdades e a pessoa conseguir aceitar, porque são muito duras. E, de repente, se você colocar dessa forma tão clara, sem humor, seca... talvez isso choque o público e talvez tenha tido essa rejeição por isso. E o filme segue um pouco essa linha de pensamento, que é falar essa verdade de forma engraçada.

Desafios da direção

Pedro Antônio Paes, responsável pela direção e roteiro do filme ao lado de Álvaro Campos, fala sobre a experiência de produzir o conteúdo.

— É um desafio muito grande você conseguir transformar uma história, em que o protagonista é um anão, e isso não ser um assunto dentro do filme. Acho que isso a gente ficou o tempo inteiro obcecado, pensando e armando estratégias para isso. Acho que vai desde o posicionamento da câmera até a maneira como ele se desloca no espaço. As ações dele são muito bem-pensadas pra ficar o mais natural possível e sem jogar o holofote nisso. Acho que a gente buscou várias estratégias para que o filme ficasse suave para o público.

O ator junto da mulher, Carol, e da filha Luiza
O ator junto da mulher, Carol, e da filha Luiza Divulgação

Álvaro afirma que Leo participou da definição das cenas que entrariam no longa e revela que toda origem da piada que o humorista conta no filme é real e nasceu de uma experiência dele. 

— Ele veio pra mesa do roteiro com a gente discutir: olha, isso aqui é ofensivo, isso aqui não é. Isso é realmente verdade, isso é exagero... e a gente se educar como artistas para que até na hora que a gente fosse escolher os planos e pensar esse filme não só no roteiro, mas na parte de imagens, fosse o mais honesto possível. Pra gente, era mais importante que o fime fosse sincero e acho que isso a gente conseguiu bem.

Sinopse

Décio (Gigante Leo) é um treinador de cavalos verticalmente desfavorecido. Entre adestrar os animais e controlar o temperamento forte de sua jóquei e melhor amiga Lia (Maria Eduarda Carvalho), ele não tem tempo para muita coisa. Sua vida tem uma reviravolta quando ele conhece Lena (Camila Márdila), uma jovem melancólica que herdou um café no Jockey Clube do Brasil. Para conquistar Lena, Décio vai ter que espantar outros pretendentes, a tristeza da moça e até seus próprios medos.

Veja a entrevista completa: