Pop Em coma há sete anos, cineasta de "Lula, o Filho do Brasil" permanece em estado de consciência mínima

Em coma há sete anos, cineasta de "Lula, o Filho do Brasil" permanece em estado de consciência mínima

Lucy Barreto, mãe de Fábio Barreto, deu informações atuais sobre a saúde do filho

Em coma há sete anos, Fábio Barreto permanece em estado de consciência mínima

Em dezembro de 2009, o cinesta Fábio Barreto andava de carro — uma Pajero Mitsubishi —  pela Rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Por volta das 22h50 a viagem foi interrompida. De acordo com testemunhas, ele tentou desviar de um outro veículo que passava pelo mesmo local, capotou e acabou indo parar do outro lado da pista.

Levado às pressas pelo Corpo de Bombeiros para o hospital municipal Miguel Couto, onde, durante a madrugada, foi submetido a uma neurocirurgia e depois transferido para Hospital Copa D’Or, a família recebia as primeiras notícias: Fábio havia sofrido politraumatismos, com predominância de traumatismo cranioencefálico. Estava sedado, em coma induzido e respirando com ajuda de aparelhos. E assim se manteve.

Em entrevista exclusiva ao R7, a mãe D. Lucy Barreto, que é produtora, contou que, após sete anos do acidente, o diretor segue em coma e que “permanece em estado de consciência mínima”.

Internado no momento no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, D. Lucy deu informações um pouco mais detalhadas sobre o filho, dizendo que “o estado geral clínico é bastante bom, com alternâncias de crise de infecções”.

Há pouco mais de dois anos, os médicos que acompanham o cineasta experimentaram em Fábio estímulos extracranianos elétricos. Foram gravadas mensagens de pessoas da família para que ele ouvisse. De início, a reação de Barreto foi animadora. Ele chegou a balbuciar o nome da mulher, Débora. Tentou também falar com Luiz Carlos [pai] e disse “papa”.  Apesar da alegria, D. Lucy disse que de lá para cá as reações do filho não mostraram uma evolução mais significativa.

A mãe do cineasta ainda descreveu sobre o atual aspecto físico geral do filho.

— A aparência física é excelente e saudável, sem nenhum tipo de rigidez de articulações ou musculares.

Lucy disse que acredita na recupração de Fábio e o mesmo volte ao convívio com a família em breve.

Fábio, que é filho do cineasta Luiz Carlos Barreto e irmão do também cineasta Bruno Barreto, dirigiu o filme Lula, o filho do Brasil (2009). Com  O Quatrilho, estrelado pelas atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar, o ator Gianfrancesco Guarnieri e grande elenco, o cineasta chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1995. Fábio Barreto é casado com a atriz Debora Kalume e tem quatro filhos.

Aproveite e inscreva-se no R7POP no YouTube para assistir às melhores performances e entrevistas dos seus artistas favoritos

Esquenta para o Oscar 2017: os melhores vestidos que você respeita!