Pop Juan Manuel Tellategui dirige peça na Satyrianas

Juan Manuel Tellategui dirige peça na Satyrianas

Argentino estreia como diretor no festival de SP com Hermanas Son Las Tetas

Juan Manuel Tellategui dirige peça na Satyrianas

O artista argentino Juan Manuel Tellategui dirige Hermanas Son Las Tetas, de sua autoria, na Satyrianas, em SP

O artista argentino Juan Manuel Tellategui dirige Hermanas Son Las Tetas, de sua autoria, na Satyrianas, em SP

Divulgação

O tradicional festival paulistano Satyrianas tem participação internacional em 2014. O ator Juan Manuel Tellategui dirige sua peça Hermanas Son las Tetas no evento.

Trata-se da primeira obra teatral escrita e dirigida pelo argentino no Brasil, onde vive há quase quatro anos.

A 15ª edição da Satyrianas será realizada na praça Roosevelt e em outros espaços de São Paulo entre 20 e 23 de novembro de 2014. São 78 horas ininterruptas de programação artística idealizadas pelo grupo teatral Os Satyros.

Ao R7, Tellategui conta estar empolgado em mostrar pela primeira vez ao público sua encenação no evento.
 

— É muito importante a possibilidade de mostrar este trabalho em um festival tão amplo e diverso como a Satyrianas. Assim, compartilhamos experiências significativas. É um festival pelo qual tenho um enorme carinho e que frequento desde que cheguei ao Brasil.

O artista revela que esta é sua segunda vez no evento, mas é a primeira no comando de uma peça.  

— Já participei no ano passado como ator. Agora é a vez de estrear como diretor e dramaturgo. Na Argentina, também já havia escrito e dirigido peças. Mas, no Brasil, é a primeira vez.
 

As atrizes Liza Caetano e Lau Varone durante os ensaios da peça Hermanas Son Las Tetas, de Juan Manuel Tellategui

As atrizes Liza Caetano e Lau Varone durante os ensaios da peça Hermanas Son Las Tetas, de Juan Manuel Tellategui

Divulgação

Duas irmãs, dois sistemas

Hermanas Son las Tetas [veja serviço ao fim] conta a história de duas irmãs que foram crianças famosas e precisam encarar o fim de suas carreiras, quando uma só tem a outra. Cada uma com um olhar diferente sobre a vida. Tellategui se inspirou em filmes, obras teatrais, elementos da cultura pop e outras artes para criar a peça.

As atriz gaúcha Lauanda Varone e a atriz paulistana Liza Caetano foram convidadas a participar do processo da peça e fazem as duas irmãs. O elenco ainda traz os atores Allan Christos e Osvaldo Steavnv. Tellategui comemora a equipe.

— Tive a sorte de trabalhar com um grupo muito dedicado e talentoso. Sem eles esta peça não teria sido possível. A peça faz parte da necessidade de dizer coisas em relação a diversas questões que me atravessaram.

Ele conta que estão presentes na peça situações atuais no Brasil, como a falta de água em São Paulo ou as formas de produção artística contemporânea, que "trazem o dilema arte-mercadoria".

— Sou estrangeiro e tenho um olhar próprio e inevitável sobre a cultura brasileira. Coloco na peça a frase da "pensadora contemporânea Valesca Popozuda", entre outras provocações, para olharmo-nos criticamente e tratar de entender nosso entorno contemporâneo. Com estas e outras provocações ao elenco se foi criando a dramaturgia.

Além de escrever e dirigir Hermanas Son las Tetas, objeto de pesquisa acadêmica do autor, Juan Manuel Tellategui também foi convidado para o elenco de outra peça na Satyrianas: Sete Canções para uma Diva, de Vivi Roesil, Márcio Haiduck e Victor Hugo Valois, com direção de Fernando Neves, que integra o grupo Os Fofos Encenam. Esta será apresentada à 0h30 de domingo (23), também no Espaço dos Satyros 1.

"Potente e generoso"

Em Buenos Aires, Juan Manuel Tellategui fez variadas peças, além de três longas-metragens na Argentina. Ele foi chamado pelo crítico Pablo Gorlero, do jornal argentino La Nación, de "um intérprete potente e generoso".

Entre seus estudos como ator, passou pelo Instituto Universitário Nacional de Artes de Buenos Aires (IUNA) e, no Brasil, estudou na SP Escola de Teatro e na Faculdade Paulista de Artes.

Tellategui estreia no cinema brasileiro em janeiro de 2015, em participação especial no filme Divã 2. No teatro brasileiro, atuou nas peças Cabaret – O Musical, com direção de André Latorre, e América Vizinha, com o Grupo XIX de Teatro e direção de Juliana Sanches.

Hermanas Son las Tetas
de Juan Manuel Tellategui, na Satyrianas 2014
Quando: Quinta-feira (20/11/2014), às 23h30 (única apresentação)
Onde: Espaço dos Satyros 1 (praça Roosevelt, 214, Consolação, metrô República, São Paulo, tel. 0/xx/11 3258-6345)
Quanto: Pague quanto puder
Classificação etária: 16 anos
Informações: site da Satyrianas


 

    Access log