Monsters of Rock 2015
Música Aerosmith engole demais atrações em noite de despedida do Monsters of Rock 2013 em São Paulo

Aerosmith engole demais atrações em noite de despedida do Monsters of Rock 2013 em São Paulo

Whitesnake, Ratt e Queensrÿche também tocaram em dia de calor intenso para 30 mil pessoas

Aerosmith engole demais atrações em noite de despedida do Monsters of Rock 2013

O segundo e derradeiro dia do Monsters of Rock 2013 viu uma surra bem dada de uma banda dinossaura nas demais atrações — também veteranas.

O Aerosmith fechou o festival no domingo (20) e amplificou mais uma vez em cima de um palco todos os predicados que o mantém, 43 anos após sua formação, ainda na linha de frente do rock'n'roll. 

Num dia extremamente quente — os termômetros superaram os 30 graus —, nomes de respeito do hard rock como Whitesnake, QueensRÿche e Ratt desfilatam pelo palco da Arena Anhembi. Mal sabiam que apenas estavam ali para mostrar o quão distante o Aerosmith está no quesito "show para multidões".

A banda formada em Boston deu a impressão de ter ligado o botão HD (de alta definição) assim que iniciou sua apresentação com a clássica Back in the Saddle, da distante década de 1970. 

Com as marcas características da idade, o vocalista e showman Steven Tyler dançou, gritou, pulou e manteve a temperatura altíssima durante duas horas e meia de show para 30 mil pessoas. A captação de imagem impecável, a iluminação de primeira e a altura ensurdecedora do som da banda, certamente, ajudaram a fazer a diferença para o grupo em relação as atrações anteriores.

Mas nada que pudesse mascarar um repertório que guarda pepitas como Love in Elevator, Toys in the Attic, Eat the Rich e Jaded, canções distantes em suas datas de composições, mas gêmeas na essência musical da banda (veja repertório completo mais abaixo).  

Steven Tyler conversou discretamente com o público, perguntou se os paulistanos sentiam saudades do grupo como eles sentiam da cidade e terminou seu pequeno arsenal de frases com uma de auto-ajuda após finalizar o concerto com Sweet Emotion.

— Lembrem-se, a luz no fim do túnel é você mesmo.

Whitesnake

O grupo inglês, liderado pelo veterano vocalista Dave Coverdale, fez uma apresentação morna, com direito a "momento solo" da dupla de guitarristas, baixista e baterista (o imortal e espetacular Tommy Aldridge, de, pasmem, 63 anos). Tudo para poupar a "voz"de Coverdale, que pouco lembra o vocalista que despontou no Deep Purple em 1974 com o álbum Burn.

Dave pouco canta, abusa dos gritinhos agudos e dos efeitos na voz. Joga para a galera em sucessos como Is This Love? e Love Ain't No Strange e deixa a competente banda fazer o trabalho pesado.  

Roqueiros vão ao primeiro dia do festival Monsters of Rock 2013

Confira o pedido inusitado nos camarins das atrações do Monsters of Rock

Ratt é uma das atrações da segunda noite do festival 

Ratt

Dos nomes mais festejados do hard rock dos anos 1980, o Ratt era uma daquelas bandas que muitos fãs da estética e da sonoridade daquela época esperavam ansiosamente aterrissar no Brasil. O grupo não fez feio e desfilou canções como You're in Love, Lack of Communication e Round a Round, que protagonoizou uma das cenas mais emblemáticas do filme O Lutador

Antes de tocar Back for More, o vocalista Stephen Pearcy perguntou se os paulistanos gostariam de ver a banda tocar novamente na cidade. Um local de menor porte poderia fazer o show da noite de domingo inesquecível. 

Antes do Ratt, nomes como Buckcherry, Queensrÿche, Dokken e Dr. Sin esquentaram o público cheio de estilo, que muitas vezes parecia ter saído de uma máquina do tempo direto dos anos 1980. 

Distante do palco principal, um palco menor recebia músicos como o baterista do Viper, Guilherme Martin, que entretia o público durante o intervalo dos shows com covers de Metallica. 

Repertório do Aerosmith - Monsters of Rock 2013

Back in the Saddle
Love in an Elevator
Toys in the Attic
Oh Yeah
Pink
Dude (Looks Like a Lady)
Rag Doll
Cryin'
Last Child
Jaded
Boogie Man
Combination
Eat the Rich
What It Takes
Livin' on the Edge
I Don't Want to Miss a Thing
No More No More
Come Together (Beatles)
Walk This Way 

Bis

Dream On
Sweet Emotion 

    Access log