Música BTS atinge marca de 10 milhões de inscritos no YouTube

BTS atinge marca de 10 milhões de inscritos no YouTube

Grupo de k-pop é um dos mais influentes e tem o Brasil como sétimo país que mais assiste os vídeos na plataforma

Recorde do grupo de k-pop

BTS é um dos grupos de k-pop mais conhecidos

BTS é um dos grupos de k-pop mais conhecidos

Reprodução/ BigHit Entertainment

O BTS alcançou a marca de 10 milhões de inscritos no YouTube. O grupo de k-pop é um dos mais influentes da "onda coreana", nome dado a popularização da cultura sul-coreana pelo mundo. Além disso, a banda, formada por sete cantores, é a mais seguida no Twitter, com quase 16 milhões de seguidores.

O canal no YouTube do BTS foi criado em 2012 e o primeiro milhão de inscritos veio em novembro de 2015, na época do lançamento do clipe de Run — o vídeo tem mais de 84 milhões de visualizações. Em apenas três anos, o grupo conquistou 9 milhões de inscritos e atualmente é um dos 20 artistas mais vistos na plataforma, sendo que 94% dessas visualizações são de fora da Coreia do Sul.

O país que mais consome vídeos do grupo de k-pop é Estados Unidos, seguido por Vietnã, Japão, México, Coreia do Sul, Indonésia e Brasil. Fechando a lista de dez países estão Filipinas, Tailândia e Argentina.

Apesar de o Brasil entrar na lista como sétimo país que mais assiste aos vídeos do BTS, nenhuma cidade brasileira entra no ranking das 10 com mais visualizações do grupo. A primeira colocada é Jakarta, na Indonésia, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Seul, na Coreia do Sul.

Os últimos lançamentos do grupo são os vídeos mais vistos. O último single, Fake Love, quebrou o recorde de vídeo a conseguir 10 milhões de visualizações mais rápido no YouTube, desbancando Taylor Swift e o próprio recorde anterior do grupo, DNA, segundo vídeo mais visto na plataforma. O remix de Mic Drop, com Steve Aoki, e os singles anteriores Fire e Dope fecham o ranking de clipes mais vídeos do canal.

Apesar de a marca surpreendente, o BTS não é o grupo de k-pop com mais inscritos no YouTube. A SM, maior empresa de entretenimento da Coreia do Sul e que cuida de grupos como Super Junior, SHINee, EXO, Girls Generation, Red Velvet e NCT, tem um canal único em que posta os vídeos de todos os artistas. Eles têm mais de 15 milhões de inscritos.

O trunfo do BTS é ser um grupo que vem de uma empresa pequena que conseguiu desbancar outros grupos importantes, provenientes de grandes gravadoras e que conquistou o público internacional e se tornou um dos canais mais seguidos do YouTube. Os meninos também quebraram o recorde de Justin Bieber e se mantém em primeiro lugar no ranking de artistas com mais engajamento nas redes sociais há 57 semanas.

O sucesso estrondoso do BTS começou em 2016 depois do lançamento da trilogia de álbuns The Most Beautiful Moments in Life, que conseguiu chegar ao topo das paradas da Billboard e entrou na lista de mais vendidos, dando a projeção internacional que o grupo precisava. Em maio deste ano, eles foram convidados para o Billboard Music Awards e foram uma das celebridades mais requisitadas no tapete vermelho.

O próximo álbum do BTS, Love Yourself: Answer, será lançado na quinta-feira (24).

* Estagiária do R7, sob supervisão de Camila Juliotti

    Access log