Música Racionais MCs fazem show histórico em São Paulo e anunciam estreia nos cinemas até o fim do ano

Racionais MCs fazem show histórico em São Paulo e anunciam estreia nos cinemas até o fim do ano

História do grupo vai virar um documentário. Show comemorou os 10 anos do primeiro DVD

Racionais MCs fazem show histórico em São Paulo e anunciam estreia nos cinemas até o fim do ano

O grupo Racionais MCs  fez um show histórico em São Paulo

O grupo Racionais MCs fez um show histórico em São Paulo

Juca Guimarães/R7

No sábado, dia 9, o grupo de rap Racionais MCs fez, em São Paulo, o show de comemoração dos dez anos do DVD "Mil Trutas Mil Tretas", o primeiro registro ao vivo da banda.

A apresentação também marca dois momentos importantes na história dos Racionais, a turnê dos 25 anos de carreira e o contato do público paulistano com as músicas novas do último álbum "Cores e Valores", lançado no final de 2014, após 12 anos sem um disco de inéditas. Por esses e outros motivos, o show de sábado teve um público excelente e foi histórico. 

Quem tinha mais ou menos dez anos de idade em 2006, quando o DVD "Mil Trutas Mil Tretas" chegou às ruas, hoje tem cerca de 20 anos. Neste período de tempo, principalmente para quem viveu nas periferias das grandes cidades do país, muita coisa aconteceu.

Dos dez aos 20, os manos e as minas enfrentam desafios, fazem escolhas e traçam planos que valem para toda vida. São momentos que ficarão marcados pelo som engajado dos Racionais MCs. Por  isso, a banda decidiu seguir um set list elaborado de acordo com a votação popular. Os fãs puderam escolher pela internet quais as canções iriam entrar no show.

"Diário de um detento", "Jesus Chorou", "Formula Mágica da Paz" e "Homem na Estrada" foram algumas das surpresas músicas, que não frequentam o repertório convencional dos Racionais MCs, mas que entraram na apresentação por vontade popular. "A gente tem tanta música. Tanta história que até parece que o show não vai acabar", disse Mano Brown. O público veio abaixo.

A banda mostrou, em primeira mão, o teaser do documentário sobre a história dos Racionais MCs que será lançado até o final do ano nos cinemas, com direção da Juliana Vicente, que também fez o vídeoclipe de "Marighela". O documentário, segundo Brown, vai resgatar histórias e mostrar pessoas anônimas que foram e são muito importantes na trajetória do grupo.

Também está pronto para sair o videoclipe da música "Preto Zica", o primeiro do novo álbum, realizado pela produtora Kondzilla. Um trecho do vídeo foi transmitido pelo telão do Citibank Hall durante o show. Outros dois clipes já estão nos planos dos Racionais em parceria com a Kondzilla.

No palco, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay são insuperáveis e fazem jus ao título de melhor grupo de rap do Brasil. Na primeira parte do show, em um cenário que remetia a uma rua de periferia, eles tocaram sucessos dos primeiros álbuns em versões mais pesadas. DJ KL Jay, como sempre, deu uma aula de música mostrando colagens criativas e uma incrível junção de ritmos e batidas.

A abertura do show dos Racionais teve as apresentações cheias de energia e empolgantes dos grupos 5 pra 1, Big e Boy Killa e da cantora Flora Matos.

Os Racionais levaram uma multidão ao Citibank Hall, no último sábado

Os Racionais levaram uma multidão ao Citibank Hall, no último sábado

Racionais MCs/Divulgação
    Access log