Blog da DB Kristen Stewart tira os sapatos no tapete vermelho de Cannes

Kristen Stewart tira os sapatos no tapete vermelho de Cannes

Atriz fez protesto contra a obrigatoriedade dos saltos altos no dress code do festival 

Cannes 2018

Kristen Stewart chegou de Louboutin, mas ficou descalça em Cannes

Kristen Stewart chegou de Louboutin, mas ficou descalça em Cannes

Montagem/R7

Não é de hoje que as mulheres, vira e mexe, acham um jeitinho de protestar contra a obrigatoriedade de usar saltos altos em eventos.

O tapete vermelho de premiações costuma ser palco de um protesto ou outro sobre o tema. Quem resolveu usar os holofotes desta vez e chamar a atenção para a causa foi a atriz Kristen Stewart. 

Ela compareceu à exibição de “BlacKkKlansman” no Festival de Cannes usando um par de Louboutins. Mas tirou os sapatos e subiu os degraus do tapete vermelho com os pés descalços.

Foi mais uma manifestação do movimento chamado “Heelgate”, que começou em 2015, quando um grupo de mulheres vestindo sapatos baixos foi banido de uma exibição de “Carol”. 

O festival insistiu que os saltos eram obrigatórios para as mulheres em exibições de tapete vermelho, levando a algumas reações das atrizes, que até chegavam de salto alto, mas tiravam os sapatos em seguida.

Um festival como Cannes tem o direito de exigir um dress code, mas não deixa de ser opressor exigir que mulheres só possam cruzar o rede carpet se estiverem de saltão. A moda também precisa ser parceira nessa horas, e é totalmente possível ficar elegante com sapatos mais baixos. Contra conforto não há argumentos.

As mulheres merecem ter seu direito de escolha respeitado. Talvez esteja mais do que na hora de as premiações em geral reverem esse código. O recado das famosas continua sendo dado. Basta que os organizadores ouçam.

    Access log