Keila Jimenez Sem seleção, Copa 'acabou' antes na Globo, diz levantamento

Sem seleção, Copa 'acabou' antes na Globo, diz levantamento

Após derrota do Brasil para a Bélgica, mundial da Rússia perdeu quase 72% do espaço reservado nos noticiários da Globo

Copa da Rússia perdeu espaço nos noticiários no Brasil

Copa da Rússia perdeu espaço nos noticiários no Brasil

Reprodução

A Copa da Rússia 'acabou' nos noticiários da Globo bem antes deste domingo (15).

Bastou a seleção ser eliminada pela Bélgica para o mundial perder praticamente 72% do espaço que tinha antes garantido nos principais noticiários da Globo, detentora dos direitos de transmissão da Copa na TV aberta.

Pelo menos é isso que aponta estudo da Controle da Concorrência, que monitora inserções comerciais para o mercado.

Antes da eliminação do Brasil, dois dos principais noticiários da Globo praticamente trocaram o principal assunto de suas pautas, no caso, a crise política, por futebol. 

Com a turma de Neymar ainda na competição, no dia 2 de julho, o 'Hora Um' chegou a dedicar 30 minutos ao assunto. No dia 9, com o Brasil já eliminado, o noticiário reservou apenas 9 minutos para o mundial. Uma queda de 70%.

No 'Bom Dia Brasil' a queda foi ainda maior. No dia 2, antes da eliminação, cerca de 1h23 dos noticiários foram reservados só para a Copa da Rússia. No dia 9, sem Brasil, foram apenas 11 minutos dedicados ao mundial, queda 85%. Já o "Jornal Nacional" foi de 34 minutos (quase sua totalidade) para apenas 10 minutos. Somando o tempo dedicado a Copa da Rússia em todos os noticiários da Globo no dia 2, antes irmos para casa, chegasse ao número de 3h45 falando só sobre o mundial.

No dia 9, de ressaca após a derrota, esse tempo caiu para 1h02.