Livro oferece caminhos para incentivar a leitura

Publicado pela Editora Senac São Paulo, contribui para a formação de novos leitores

Livro incentiva a leitura

Livro incentiva a leitura

Divulgação

Com as novas tecnologias, instigar as crianças a desenvolverem o hábito de ler é um grande desafio para pais e educadores. O consumo de vídeos e áudios compete diretamente com o grau de concentração que a leitura exige. Mas é importante destacar que a internet, games, filmes e séries cada vez mais disponíveis em plataformas variadas podem se transformar em aliados e incentivadores da leitura.

Essas e outras ideias sobre o universo que gira em torno das histórias estão em “A Arte de Criar Leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz”, escrito pela jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas.
As experiências que tornaram a autora uma leitora voraz, associadas ao trabalho nas áreas de comunicação e letras – que desenvolve há mais de 20 anos – deram à obra um panorama abrangente. Nos dez capítulos do livro, Goimar desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida.

A arte de criar leitores traz, ainda, informações sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo; o mercado editorial brasileiro, a contribuição dos booktubers para o aumento de leitores e, por fim, dicas práticas para incentivar o hábito de ler em casa, na biblioteca ou na escola. "O exercício da mediação de leitura pode ser acessível a toda pessoa que tenha prazer em falar de livros, autores e boas histórias", destaca Goimar.


“A Arte de Criar Leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz”,
280 páginas
R$ 50
Editora Senac São Paulo