Odair Braz Jr A gente precisa sim urgentemente de um novo filme do Batman

A gente precisa sim urgentemente de um novo filme do Batman

Não dá para ficar muito tempo sem um filme novo do Homem-Morcego no cinema; Retorno está previsto para 2021

Ben Affleck anunciou que não será mais o Batman no cinema

Ben Affleck anunciou que não será mais o Batman no cinema

Divulgação

Ben Affleck anunciou há alguns dias que não vai mais interpretar o Homem-Morcego no cinema e, portanto, teremos outro ator interpretando o personagem no próximo filme, chamado The Batman e dirigido por Matt Reeves. A estreia está prevista para 2021.

Bom, com isso, surgiu uma discussão na internet e até meu amigo Pablo Miyazawa escreveu um texto em sua coluna no Adoro Cinema defendendo que não precisamos de um novo longa do herói da DC Comics para agora. Pablo diz que já tivemos muitos filmes do Morcegão nos últimos tempos e que é bom dar uma pausa. Olha, vou dar uma amistosa discordada, Pablito.

Na prática não temos um filme do Batman, um filme mesmo dele, desde 2012. Falo aqui de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, com Christian Bale como o herói e direção de Christopher Nolan. Esse foi o último longa do Homem-Morcego propriamente dito. Depois disso o personagem apareceu em Batman v Superman: A Origem da Justiça, Esquadrão Suicida (pequena participação) e em Liga da Justiça. Quer dizer, nenhum desses pode ser considerado de fato um filme do Morcego. Em BvS ele divide a cena com o Homem de Aço e Mulher-Maravilha. É quase uma prévia da Liga da Justiça. Em Esquadrão Suicida ele surge durante poucos minutos e o longa da superequipe é isso aí: uma produção com um grupo de heróis.

É certo que o herói não se deu muito bem com Ben Affleck em sua interpretação. O ator nunca pareceu muito confortável no papel e estes três últimos filmes em que o personagem apareceu não convenceram. A Warner/DC Comics foi altamente criticada em todos eles.

Batman e Flash no filme da Liga da Justiça

Batman e Flash no filme da Liga da Justiça

Divulgação

E é por isso que a gente não vai mais fazer um filme do Batman? Veja só: nessa fase recente dos longas da DC, que começou com O Homem de Aço (2013), já tivemos longas do Superman, Mulher-Maravilha, Esquadrão Suicida, teremos em breve Shazam, Coringa, Birds of Prey, mais um da Mulher-Maravilha, um da Tropa dos Lanternas Verdes, outro do Exterminador e por aí vai.

Ora, toda essa galera, alguns do segundo escalão da editora, estarão nos cinemas e Batman não????? Como assim? Veja bem, Batman é o, ao lado do Superman, o maior ícone da DC Comics. É um dos personagens mais celebrados e conhecidos no mundo inteiro e a gente vai pedir para que ele fique longe das telas?

Como disse acima, ele já está há sete anos sem um filme próprio. Não parece tempo demais? Para muitos fãs é quase uma eternidade. Fora isso, o diretor Matt Reeves promete que seu filme terá o Homem-Morcego detetive, algo que nunca foi abordado propriamente no cinema. Ou seja, seria uma nova visão do herói, o que já é mais do que suficiente para justificar uma nova produção. Sem dizer que em 2021 estaremos há nove anos sem o Morcegão num longa só seu.

Já está com saudades?

    Access log