TV e Entretenimento Fantasia completa 20 anos! Elenco relembra sucesso do programa 

Fantasia completa 20 anos! Elenco relembra sucesso do programa 

Apresentadores e dançarinas falaram ao R7 sobre a atração

Fantasia completa 20 anos! Elenco relembra sucesso do programa 

Jackeline Petkovic, Valéria Balbi, Debora Rodrigues e Adriana Colin

Jackeline Petkovic, Valéria Balbi, Debora Rodrigues e Adriana Colin

Reprodução

Há exatos 20 anos, no dia 1º de dezembro de 1997, ia ao ar pelo SBT o programa Fantasia, um extinto game show de sucesso trazido da Europa por Silvio Santos, inspirado no italiano Non è la RAI. Na sua primeira temporada, a atração contou com nada menos que 50 dançarinas e quatros apresentadoras: Adriana Colin, Debora Rodrigues, Jackeline Petkovic e Valéria Balbi. 

O formato interativo agradou o público instantaneamente. Com um mês de vida, o Fantasia foi ganhando mais tempo na grade da emissora devido ao grande sucesso de audiência. Detalhe: o programa era ao vivo.

Silvio Santos chegou a dirigir pessoalmente o elenco nas primeiras transmissões, dando, por exemplo, palpite e conselhos sobre o jeito de como as apresentadoras e dançarinas poderiam melhorar em suas apresentações em frente as câmeras. 

1ª Temporada (1997 - 1998)

Em sua estreia, a atração foi dividida em nove blocos. As garotas cantavam e dançavam músicas apresentadas em formato de karaokê, enquanto as apresentadoras se revezavam nas brincadeiras e no intervalo. 

O tema de sucesso de abertura do programa foi assinado por Paulão de Carvalho, da banda de rock Velhas Virgens. Quem já passou dos 30, certamente vai se lembrar da música: "Calor... Céu azul, verde mar! Vem comigo nesse dia lindo! Amor... Mel e luz praia e sol, veja o tempo feliz que vem vindo! Fantasia no ar!"

O R7 conversou com a apresentadora Debora Rodrigues, que relembrou como foi seu primeiro trabalho na TV. 

— Foi o melhor do melhor. Fui treinada pelo melhor [Silvio Santos]. Poucas pessoas tiveram essa oportunidade. Não via problema do programa ser ao vivo, afinal de contas, nunca tinha feito TV, então, não tive dificuldades. 

Em março de 1998, Valéria deixou o programa para comandar um telejornal na emissora. Naquele momento, as dançarinas Amanda Françozo e Tânia Mara fizeram testes e se tornaram apresentadoras. A atração ganhou ainda mais brincadeiras, como Jogo da Velha, Qual é a Palavra e Qual é o Preço, entre outros, e novas garotas entraram para o time de bailarinas. A partir do mês de abril, o programa passou a não alcançar uma audiência satisfatória, ficando no ar até o dia 15 de agosto daquele ano.

Frame da abertura do programa

Frame da abertura do programa

Reprodução/SBT

2 ª Temporada (1998 - 1999)

Em 1º de novembro de 1998, o Fantasia retornou à grade da programação da emissora. Desta vez, sob o comando de Carla Perez na apresentação, todos os domingos, ao meio-dia. Ao contrário da temporada anterior, o programa recebia convidados, e as apresentações das meninas no karaokê diminuiram. A estreia marcou 22 pontos de audiência, número que chegou a incomodar a concorrente TV Globo. Essa fase do Fantasia foi a mais marcante, porque revelou as infames gafes da apresentadora como o famoso "i de iscola" e o "e de esqueiro". 

O programa saiu novamente do ar em agosto de 1999 devido à baixa audiência. 

Carla Perez ganha fama por suas impagáveis gafes

Carla Perez ganha fama por suas impagáveis gafes

Reprodução

3ª Temporada (2000)

Naquele ano, Celso Portiolli, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha, Otávio Mesquita e Lu Barsoti foram os apresentadores da atração que voltou a ser exibida aos sábados. 

O diretor Paulo Santoro levou para essa nova fase brincadeiras do extinto Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos. O cenário ainda era o mesmo, algumas das dançarinas havia permanecido e, no dia 10 de julho, saiu mais uma vez do ar, sendo subsitituído pelo Festival de Filmes.

Otávio Mesquita contou que para ele foi uma emoção grande poder participar do programa.

— Foi muito bom, era muito divertido! Se não me engano, foi o primeiro programa ao vivo que apresentei. Era uma responsabilidade muito grande, e acabou sendo uma escola. Depois dessa época, qualquer coisa que viesse era fácil (risos).

Otávio Mesquista, Christina Rocha e Celso Portiolli

Otávio Mesquista, Christina Rocha e Celso Portiolli

Reprodução

4ª Temporada (2007 - 2008)

Sete anos haviam se passado desde a última temporada, até que no dia 30 de outubro de 2007, o Fantasia, mais uma vez, ressuscitou na tela do SBT. No comando da atração estavam Helen Ganzarolli e Caco Rodrigues. O formato continuou semelhante aos anteriores. A principal mudança foi a quantidade das bailarinas, que foi reduzida a praticamente a metade, e as roupas usadas por elas. Lá na 1ª temporada, as dançarinas usavam shorts e camisetas coloridas, na 4ª, o figurino mudou para biquínis e maiôs, algo mais ousado para a atração. 

Nesta fase, o programa oscilou em tempo e período de exibição. Ora era apresentado durante as tardes, às 15h, ora de madrugada. A 4ª temporada do programa Fantasia foi exibida pela última vez na segunda-feira, 17 de março de 2008, e nunca mais voltou à programação.

Fernanda Vasconcellos no elenco do programa

Fernanda Vasconcellos no elenco do programa

Reprodução/SBT/Instagram

Garotas Fantasia

O Fantasia ainda revelou nomes que hoje brilham na TV. É o caso da atriz Fernanda Vasconcellos, namorada do apresentador e ator Cássio Reis. Antes de passar para um teste na TV Globo, iniciou na carreira artística como modelo em comeciais, seguindo como dançarina do Fantasia e do Domingo Legal. 

O mesmo aconteceu com a atriz e modelo Ellen Rocche, a cantora Tãnia Mara, Lívia Andrade e Milene Uehara (Milene Pavorô), que atualmente faz parte do elenco do Programa do Ratinho, entre outras.

Pavorô relembrou a atração.

— Que saudades! Foi divetido demais trabalhar no Fantasia. Na minha época, o Silvio (Santos) já não ficava mais no palco, mas, da sua casa, dava as ordens e as coordenadas de como queria que o programa saíssse.

Assista abaixo a abertura da 1ª temporada do programa:

    Access log