TV e Entretenimento Morre Goulart de Andrade; relembre os 61 anos de carreira do ícone do jornalismo

Morre Goulart de Andrade; relembre os 61 anos de carreira do ícone do jornalismo

"Quebrou todos os paradigmas que um repórter podia quebrar", diz assessora e amiga

Morre Goulart de Andrade; relembre os 61 anos de carreira do ícone do jornalismo

Goulart de Andrade popularizou o bordão "vem comigo"

Goulart de Andrade popularizou o bordão "vem comigo"

Arquivo Pessoal

Morreu nesta terça-feira (23), em São Paulo, o jornalista Goulart de Andrade, vítima de DPCO, ou Doença pulmonar obstrutiva crônica. Goulart tinha 83 anos e não resistiu aos problemas respiratórios intensos

O R7 conversou com Sandra de Angelis, amiga e assessora de Goulart. 

— Ele foi internado na outra segunda-feira (15) e ficou até domingo (21). Foram várias internações, ele ficava muito inchado, passava mal, não respirava e teve problemas com uma úlcera aguda. No domingo, ele foi liberado e voltou estabilizado para casa. Menos de 12 horas depois, ele teve um desmaio e detectou-se baixa oxigenação no sangue. Ele precisou ser entubado por não respirar direito e veio a falecer.

Sandra revela que, mesmo nos momentos mais difíceis, o jornalista não desanimava e mantinha sua energia.

— Eu passei a quinta-feira (18) toda com ele, ele conversava, articulava, completamente lúcido. Levantava, aprontava arte [risos], queria ir sozinho no banheiro, queria ver o cardápio para pedir comida. Era o mesmo Goulart que eu sempre conheci, e ele aguardava ansiosamente a mulher chegar.

Goulart trabalhou grande parte de sua vida na TV

Goulart trabalhou grande parte de sua vida na TV

Arquivo Pessoal

A assessora começou a trabalhar com Goulart em 2006, como produtora, mas diz que se interessou pela carreira dele.

— Eu brinco que me autocontratei como assessora dele [risos]. A gente ficou muito amigo, ele me apresentava como filha. Era uma relação de muito respeito, muito carinho.

Com bordões como o "vem comigo", marcou na TV brasileira. Sandra ressalta toda a importância dele para os meios de comunicação. 

— São 61 anos de história da televisão, ele quebrou todos os paradigmas que um repórter podia quebrar. Ele foi pioneiro, quebrou todas as regras, ele ousava. Era uma pessoa de uma mente inquieta e instigante. Ele queria contar histórias para as pessoas através da maneira como olhava a vida. 

Goulart deixa três filhos, três netos e uma bisneta. 

Goulart fez também peças, novelas e filmes

Goulart fez também peças, novelas e filmes

Arquivo Pessoal

Relembre a carreira 

Goulart tinha 83 anos de vida e 61 de carreira. O jornalista impressionou gerações com o programa Comando da Madrugada e entrevistou personalidades de peso como Jânio Quadros, Chico Buarque, Washington Olivetto, e Mário Covas.

Seu jeito de narrar as reportagens, usando bastante do plano sequência (quando não há cortes), também inovou o jeito de fazer jornalismo televisivo. 

Goulart participou do icônico programa Perdidos na Noite, com Faustão, na década de 80, e produziu, dirigiu e apresentou o Repórter Record, na década de 90.

O jornalista também participou de peças de teatro como Fernando Pessoa e Hair, de novelas como Na Idade do Lobo, da TV Tupi, e Os Deuses Estão Mortos, da Record.

Ele também esteve em filmes como A Marcha e Próxima Vítima.

No início dos anos 2000, estrelou o programa de reportagens Vem Comigo

Atualmente, Goulart era contratado da TV Gazeta como apresentador de uma nova versão do programa Vem Comigo, que agora mostra alunos da Fundação Cásper Líbero transformando reportagens do acervo de Goulart com uma roupagem mais atual.

Famosos lamentam

Além de impactar o público, Goulart também tocou e inspirou vários famosos. Nas redes sociais, as celebridades falaram sobre a morte do jornalista e fizeram homenagens. A apresentadora Sônia Abrão falou sobre trabalhar com ele.

— MORRE GOULART DE ANDRADE! Um pioneiro da TV, seu Comando da Madrugada revolucionou e até hj é inspiração para muitos programas. Tive o privilégio de trabalhar com ele! Valeu, Goulart!

Otávio Mesquita

Jorge Kajuru

Astrid Fontenelle

Luciana Gimenez

Beth Goulart

Marcelo Tas

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser