TV e Entretenimento Subcelebridades x celebridades: entenda como se cria a imagem pública de um famoso

Subcelebridades x celebridades: entenda como se cria a imagem pública de um famoso

Assessores explicam como aconselham seus clientes famosos para conseguir um lugar ao sol

Subcelebridades x celebridades: entenda como se cria a imagem pública de um famoso

Você abre os portais de notícias e lá estão elas com seus cliques do Instagram, mostrando a série de exercícios para o glúteo, fazendo biquinho em foto com o cachorro e dividindo com seus seguidores o prato do almoço repleto de carboidratos e proteínas. As subcelebridades alcançam a fama momentânea com assuntos polêmicos, com um vídeo íntimo que “vazou” e em fotos em que, acidentalmente, saíram sem calcinha pelas ruas. Trabalho? O trabalho delas é se manter nos assuntos do dia. Nem que seja com a famosa apelação ao corpo. Já as celebridades tentam de todo jeito descolar a imagem desse tipo de apelação. E fazem questão de frisar que a fama é consequência do trabalho, não um fim em si. Afinal, são anos de estrada, batalhando por um lugar ao sol. A maioria dos atores e cantores até curte a exposição em capas de revista, pois estar perto do público é um jeito de divulgar seu trabalho e, claro, faturar uma graninha, mas foge de paparazzo e vulgaridade. Celebridades x Subcelebridades. Assim é dividida a fama nacional.

Para entender melhor as diferenças entre as duas seções da fama brasileira, o R7 conversou com dois assessores importantes, que mesmo com a mesma profissão, têm perspectiva de trabalho bem diferentes. Para Danilo Faro, assessor de celebridades como Tiago Abravanel e Rodrigo Faro, o que mantém a celebridade em voga é o trabalho, que demora décadas para se consolidar. Já para Cacau Oliver, assessor de Andressa Urach e das misses bumbum, o vídeo íntimo mencionado acima ou um derrière sem celulites é sinônimo de sucesso imediato.

Faro trabalha com atrizes, cantores, apresentadores e modelos há mais 30 anos. Em seu casting, pode-se encontrar novatos e até nomes consolidados das telinhas. “Só assessoro quem realmente trabalha. Tem gente que me procura buscando ser famosa, sem trabalhar. Por exemplo, quer aproveitar os cinco minutos de fama que terá após ter um vídeo íntimo que vazou na internet ou por ter um namorado famoso”.

Já Oliver é um dos responsáveis pela ascensão dos corpos sarados, comissão de frente para lá de avantajada, bronzeamento artificial, cabelo comprido, muitas fotos no espelho mandando beijinho e, claro, peças de roupa tamanho mini. Foi ele que deu um empurrãozinho para que a participante de A Fazenda, Andressa Urach, Joana Machado e Peladona de Congonhas estarem nas notícias do dia.

O trabalho dos dois é promover seus assessorados da melhor maneira possível, com estratégias diferentes. Para começar, é preciso ter um planejamento. Enquanto na agência de Faro, o foco é a carreira do artista a longo prazo, na de Oliver é como manter as que buscam apenas a fama em evidência.

“Você não vai acreditar em quantas meninas me procuram querendo a fama. Para início de conversa, marco uma reunião. Lá, explico que a fama não é fácil e se ela está preparada para isso. Muitas me procuram achando que é moleza e, que para chegar lá, basta estalar os dedos”, explicou o assessor das subcelebridades.

O projeto de Oliver para fama demora de três meses a um ano. E, para isso, haja paparazzo de plantão para flagras, roupas coladas nos aeroportos, mudar o nome para deixar mais vendável, maquiagem pesada logo pela manhã e, ops!, uma foto comprometedora em que a assessorada mostra demais.

Na agência de Faro, o trabalho é divulgar seus clientes em veículos certeiros, dar conselhos ao assessorado sobre qual campanha fechar contrato, em que evento ir e, até mesmo, opinar no comprimento das roupas das atrizes.

“Lidar com egos é a parte mais difícil. Precisa ter jogo de cintura para que o artista não se sinta magoado e entenda que nossos conselhos servem para melhorar. Tenho cuidado para que eles não passem a imagem errada”, afirmou o irmão do apresentador Rodrigo Faro.

A importância das redes sociais
Enquanto a maioria dos assessorados por Faro é consolidada no meio artístico, as clientes de Oliver precisam aproveitar o momento, antes que outra mulher considerada mais gostosa ocupe seu lugar tão concorrido.  

— Muitas das meninas não querem ser atrizes, nem cantoras. Querem apenas trabalhar mostrando seu lado sensual, não importa se vão receber críticas por tais atitudes. Por isso, vale mostrar a série de exercícios que faz na academia, ter uma linha de biquínis ou lingerie. Qual é o problema dela querer ser apenas uma mulher bonita? Para acontecer,  precisa ter o networking certo. Sempre digo que o Brasil é o país do futebol. Portanto, nada melhor do que juntar uma mulher bonita com um jogador.

Joana Machado namorou com o craque Adriano. Andressa Urach espalhou por aí que teve um affair com Cristiano Ronaldo. Bingo! As duas bombaram na mídia por dias. Aliás, as mídias sociais são as responsáveis pelo boom das subcelebridades.

— O Twitter, Facebook e Instagram têm um grande poder. As meninas precisam estar nos assuntos mais comentados, nas fotos mais curtidas, em notinhas nos portais

E tudo é notícia para Cacau Oliver. Para ele, que fatura de 5 a 6 mil de cada pupilo, um bom assessor precisa saber tirar proveito da rotina dessas mulheres, que marcam ponto na academia mostrando seus tanquinhos conquistados com muitos, mas muitos abdominais.

Já Danilo Faro tem uma visão diferente das mídias sociais. Ele aconselha seus assessorados a tomarem cuidado com o que postam no Instagram, pois sabe que em minutos haverá muitas notas nos portais de comunicação.

— Nas mídias sociais, você tem o poder de mostrar ou não ao público sua vida pessoal. Se você posta fotos sensuais ou na cama ao lado do namorado, sabe que estará em matérias poucos minutos depois. Precisa tomar cuidado com o que posta, já que o artista é uma espécie de produto.

Para Oliver, Andressa é um caso de sucesso. Buscou a fama, ouviu os conselhos de seus assessores e foi à luta. E lá está lá como um dos assuntos mais comentados nas mídias sociais com suas atitudes em A Fazenda, estrelando a capa da revista Sexy e em inúmeras notas mostrando o antes e o depois.

Danilo Faro também está feliz com os resultados de seus assessorados. Rodrigo Faro comanda um dos programas mais assistidos no domingo, Tiago Abravanel e Sergio Marone são sucesso em novelas. É... No Brasil, há espaço para todos. Para os que trabalham anos e anos para construir sua imagem e para os que vivem por uma capa da Playboy.

    Access log