Verão 2014 Verão prejudica a visão da mulher sobre si mesma, afirma pesquisa

Verão prejudica a visão da mulher sobre si mesma, afirma pesquisa

Entrevistadas confessaram se sentir mais feias durante a estação

Verão prejudica a visão da mulher sobre si mesma, afirma pesquisa

Verão brasileiro começa neste sábado (21)

Verão brasileiro começa neste sábado (21)

Getty Images

O verão chegou junto às altas temperaturas e aos fins de semana na piscina. No entanto, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ilumeo, a estação também gera grande constrangimento nos quesitos beleza e autoestima femininas. O estudo foi realizado com 1.179 mulheres de todas as classes sociais e com faixa etária entre 25 e 32 anos e procurou entender a relação da mulher com a estação mais quente do ano.

Mesmo sendo um momento de curtir o calor e aproveitar o mar, o grupo de mulheres entrevistadas não se mostram muito animadas para a chegada do verão. Segundo o resultado da pesquisa, 62% afirmam se sentir feias, 34% mais cansadas e 42% mais indispostas. Quanto aos cuidados com o corpo, a estação também traz encanações.

Depilação
Os pelos no corpo parecem mesmo ser um assunto polêmico no Brasil. O próprio cirurgião de Hollywood, Dr. Rey já afirmou que o ideal seria deixa-los apenas para os macacos em entrevista ao R7. E o processo estético é visto como essencial por 54% das entrevistadas. Os motivos variam entre o menor comprimento das roupas (35%) e porque se sentem mais felizes consigo mesmas (27%).

Os métodos escolhidos também são os mais variados possíveis. A lâmina ainda é a mais utilizada (62%) com as justificativas de não doer (17%), ser mais prática (27%) e até mesmo pelo baixo custo (8%). Já o local mais depilado é a axila (79%), seguida pelas pernas (60%) e virilha (58%).

Cabelos
O cabelo também é foco dos cuidados femininos no verão e chega a ganhar uma atenção de até uma hora por semana (38%). Os produtos para os fios são os segundos mais lembrados pelas mulheres (63%) em termos de necessidade. Os mais usados são: shampoo (82%), condicionador (74%), máscara de cabelo (42%), creme de pentear (41%) e reparador/selador de pontas duplas (38%).

Os maiores medos femininos em relação aos fios são: ter fios quebradiços (42%), ficar com caspa (13%) ou com os fios ressecados (11%). Para isso, elas costumam mudar a rotina de cuidados lavando todos os dias (26%), usando cremes hidratantes uma vez por semana (26%), usando o secador de cabelos sempre que lavam (15%) ou a chapinha (11%).

Para Gabriela Onofre, diretora de Comunicação e Marketing da P&G, que encomendou a pesquisa, os resultados confirmam o interesse das mulheres em ter uma imagem bonita aos olhos dos outros, mas, sobretudo diante do espelho. Estar bem consigo mesma é o fator mais importante para elas. Para arrasar nesse verão, as mulheres esperam ter pernas poderosas (33%), cabelos saudáveis (24%), bumbum sem celulite (17%) e a barriga sarada (14%).

Veja também:
Famosas mostram os biquínis que escolheram para o verão, espie!
Sem R$ 2 milhões na conta, Aryane Steinkopf investe em linha de biquínis